Vantagens e Desvantagens do iFood - AquiFood

Vantagens e Desvantagens do iFood

O que é delivery?
abril 29, 2020
Porque ter um aplicativo de delivery ?
abril 30, 2020

Muitas empresas se perguntam se devem ou não vender no IFood, nesta postagem iremos levantar pra vocês alguns pontos importantes a serem analisados antes de aderir a plataforma.

Hoje a empresa iFood é uma das maiores da américa latina neste tipo de segmento, o seu sucesso é indiscutível.  Para se ter uma noção do seu tamanho, no ano de 2019 a empresa registrava presença em mais de 500 cidades em todo pais registrando em apenas um único mês de 2019 a marca de 17,4 milhões de pedidos em um único mês, isso é uma maravilha, certo? Mas nem tudo são flores. Iremos levantar aqui pra vocês alguns pontos positivos e negativos da plataforma.

Pontos positivos

1 – Visibilidade da marca

Como a plataforma registra milhões de usuários, provavelmente milhares de usuários em sua cidade, isso torna a visibilidade de sua marca inevitável dentro da plataforma, você terá uma grande exposição de sua marca.

Caso um cliente seja muito bem atendido por sua empresa dentro do aplicativo, isso pode levar com que esse cliente faça uma visita em sua loja física

2 – Aumento no número de vendas

Assim que você se cadastrar na plataforma é certo que suas vendas venham aumentar rapidamente. O Marketing realizado dentro da plataforma é muito grande e alcança um número de clientes enorme.

3 – Fácil utilização

A plataforma já está a um bom tempo no mercado, tem aprendido bastante e sempre está em constante melhoria para facilitar a utilização por meio das empresas e consumidores.

A implantação da plataforma ocorre de forma bem natural e fácil, a empresa irá cadastrar pra você seu cardápio e entregar sua empresa quase pronta dentro do aplicativo.

4 – Não se preocupe com marketing

Com o uso de plataformas como o iFood todo o marketing é de responsabilidade deles (iFood), eles serão os responsáveis em gerar público para sua loja.

5 – Baixo custo de investimento inicial

Para entrar na plataforma, não é necessário investir inicialmente, basta entrar em contato com a plataforma, configurar sua empresa e começar a faturar.

Pontos negativos

1 – Concorrência

Dentro do iFood existe um grande número de estabelecimento no mesmo segmento que o seu. Então recomendamos que você tenha sempre excelência em todos os aspectos, pois você sempre está sendo comparado dentro da plataforma.

2 – Alta taxa de comissionamento

Talvez este seja um dos pontos mais importantes que pesam na hora do estabelecimento escolher ou não em aderir a plataforma, uma vez que o estabelecimento estará pagamento um porcentual de comissionamento sobre cada venda realizada dentro da plataforma.

Em alguns casos a taxa pode ultrapassar dos 20% de comissionamento, isso é quase que dizer que sua empresa possui um novo sócio.

Mas compensa utilizar o iFood?

No final das contas você terá que analisar se o valor pago à plataforma (comissionamento) está te gerando um lucro dentro da plataforma, por isso sua gestão vai ser de extrema importância, além de ter seu custo das mercadorias muito bem elaborado.

Um tipo de estratégia que você pode estar aderindo seria, aderir ao iFood para conseguir angariar novos clientes e focar em fidelizar esse cliente trazendo ele para “o seu lado”. Você pode fazer isso adicionando ele em sua lista de transmissão no Whatsaap ou disponibilizando para o cliente um APLICATIVO PRÓPRIO da empresa, desta forma você fideliza o cliente e diminui seus custos.

TESTE GRÁTIS